Ads

Dia 1



Assim como surgem todas as coisas que mudam as nossas vidas (olha eu pensando lá na frente), esse blog começa na merda.

Não, você não leu errado. A merda em seu sentido menos literal e mais amplo é, na verdade, a grande propulsora da evolução.

Tudo começou num belo dia de chuva em São Paulo. A merda vinha se alastrando de uma maneira sem precedentes: eu, prestes a ser despejada, sem um tostão no banco (aliás, azul é uma cor que não dá o ar da graça na minha conta há uns 2 anos) e uns 5 (talvez uns 10) quilinhos mais forte (forte?) do que a minha auto-estima gostaria.

E aí, né, minha gente, quando a necessidade de mudar surge o que a gente faz????????? Corta o cabelo. Been there, done that. Não resolve muito.

Então é hora de mudar de vida.

Está na hora de uma mocinha de 27 anos começar a investir em coisas mais importantes do que roupas (isso é questionável, mas tudo bem). Chega de dívidas parceladas no cartão de crédito! Matem a Becky Bloom que existe dentro de vocês! Viva as pessoas que tem caderneta de poupança!

Então tá. Combinado não sai caro, e, no meu caso, nem pode porque eu não tenho nem um tostão. Hoje começa o “Um ano sem Zara”: um aninho sem comprar nadinha. Zara, obviamente, é uma metonímia (alô, gramática-ca-ca-ca) para representar toda e qualquer loja de vestimenta.

E se, de quebra, nesse surto de força de vontade, a gente consegue perder uns quilinhos, mal não vai fazer, né, minha gente? Dieta djá!  Guarda o dinheiro da praça de alimentação também, meu povo!

Mas, não vamos misturar as coisas.  Esse é um blog de moda e sustentabilidade. Pô, viver do seu próprio armário durante um ano é o maior ato de desprendimento do mundo capitalista que uma mulher pode praticar.

Bem, mãos à obra, então, né? Vamos salvar o bolso, o mundo e o que vier pela frente!

P.S. Aos amigos céticos: eu sei. Vai ser difícil. Eu vou ter crises. E vou tremer e babar quando passar na frente de uma vitrine. Mas tenham fé em mim. Obrigada.

172 comentários :

  1. Honey,
    Essa tua idéia é tão boa que eu acho que você vai mesmo conseguir ficar esse tempo todo sem comprar nada.
    Como diria Jean Cocteau, "não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez".
    Boa sorte
    Rafa

    ResponderExcluir
  2. Mulher! To contigo e não abro! Viva o poder da auto-sugestão... como comprar livros de auto ajuda não vai dar... faça como eu... baixe um monte de pdf's dos livros do Jung para manter a sanidade, ok!! Adorei!
    Vou botar vc nos queridinhos do Mamãe Recomenda!

    ResponderExcluir
  3. Quero ver no dia do aniversário ou data comemorativa.... Tem que avisar antes...

    ResponderExcluir
  4. Se a moda pegar, as lojas que se cuidem...
    Amei a ideia, voiu tentar tambám, mesmo sabendo que viajarei para a terra do consumo desenfreado em abril. Vai ser minha prova de fogo!! Abs e boa sorte a todos que se aventuram com vc, como eu... Juliana.

    ResponderExcluir
  5. PS- soube do seu blog pelo facebook...
    Abs, Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Corajosa ! Mesmo sendo contra os princípios femininos, adoreeei a ideia. Hahahah ;D

    ResponderExcluir
  7. se vc conseguir eu acho que até eu consigo. força Jo! to contigo (mas mantendo minhas compras mensais, rs). Bjo, Pa

    ResponderExcluir
  8. Olha eu, por mais sustentável que tente ser, admiro muito sua atitude porque é difícil.

    Não vale nadinha? Nem brechó em promoção?

    Vou te seguir!

    ResponderExcluir
  9. Eu apoio. To precisando de algo do tipo... Principalmente em relação ao dinheiro da praça de alimentação que também já está me causando problemas de pneus (excesso deles).

    Força na peruca!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi. Faz um ano que parei de trabalhar para fazer mestrado. Prometi que o $ da bolsa seria apenas pára despesas básicas, livros e congressos. Estou conseguindo e nem ta sendo difícil. Estou sem comprar roupas e qq exagero financeiro em salão de beleza, desde março do ano passado. Certo que sempre fui menos consumista que a maioria das mulheres. Mas ainda sim, tem dias que dá uma vontade de renovar o guarda-roupa. Mas sobrevivi! Consegui me manter com a bolsa, comprar meus livros, fazer meus congressos. Estou torcendo por você! Vai dar certo! Pelo texto, vc tem garra. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Caracas... acho que devemos ter o mesmo sangue...rs
    Nunca fiquei endividada, mas preciso deixar de ser consumista e utilizar o meu dinheiro mais sabiamente...
    De qq forma, tenho certeza que vamos conseguir!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu ADOREI essa tua ideia, sério! Somos (algumas ou a maior parte?) tão consumistas que nem nos apercebemos que muito do que compramos é bem descartável e que, muitas das vezes, temos o que precisamos lá no armário, hehehe! Eu queria MUITO ter a tua força de vontade, muito mesmo! Porque também não tenho dinheiro para gastar em tudo o que quero. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  13. Meninas, super obrigada pelas mensagens! O desafio é difícil mas, assim, fica bem mais divertido!

    ResponderExcluir
  14. Boa sorte!!! Vamos acompanhar a empreitada ;)

    ResponderExcluir
  15. Jo: adorei o blog que descobri hj por causa do seu post no fb! Li tudo de uma tacada só e vou acompanhar a sua aventura. Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Uauuuuuu, seu blog é tudo que eu precisava para tomar vergonha na cara e me controlar qndo passo na frente de uma vitrine.
    Preciso confessar uma coisa que vai ser libertadora e que até agora não tive coragem de confessar nem na frente do espelho, porque dá vergonha: tranquei a faculdade esse semestre por estar atolada em dívidas e a maioria delas ligada a vestimentas em geral!
    Esse foi o cúmulo da irresponsabilidade e do consumismo. Cara, tô com vergonha de mim mesma (e que ninguém da minha família leia esse comentário, pq esse é meu segredo desse ano ;)
    Vou acompanhar sua aventura e torcer por vc!
    Aliás, vou me inspirar em vc, não sei se até o fim do ano, mas pelo menos até colocar ordem na casa, digo, conta bancária!
    Bjos e força para nós!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua ideia ... Parabéns e muita força de vontade !
    Estou torcendo por vc .
    Beijos,

    Jamile

    ResponderExcluir
  18. Eu espero [do fundo do coração!] que você consiga! Acho que não será uma tarefa fácil [eu tenho CERTEZA que eu não conseguiria!], mas com fé e vontade, tudo se consegue!
    Boa sorte e vou te acompanhar todos os dias! Acho que será uma aula que com certeza, tenho que aprender!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Realmente a lei da atração existe! Estava eu aqui há uma semana pensando que to cansada desse negócio de ser fashion victim (eu, mesmo profissional de moda, particularmente nunca fui, por questões de princípios e de grana mesmo!) por sentir cansaço pelos outros a minha volta! Então comecei a alimentar a vontade de 'parar já com esse negócio de gastar com oque posso chegar a nem usar', e ai encontrei teu blog! Achei incrível! Parabéns pela força de vontade! Vou acompanhar tua saga, mas pelos looks que montou já deu pra ver que não será tarefa tão difícil assim se manter fashion nesse 1 ano sem Zara!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. hahaha
    Adorei a idéia! Vou acompanhar sua vitória! ;)

    bjo

    www.tressebien.com

    ResponderExcluir
  21. menina, to passadaaaaa! amei demais sua ideia!!! estou pensando seriamente em segui-la!!! já salvei seu blog aqui nos favoritos.
    mas surgiu aqui uma dúvida, e presente, vale? ou vc vai guardar e só usar depois de 1 ano???? heheheh

    ResponderExcluir
  22. Nossa, li seu post e parecia que estava lendo sobre mim... quase igual... eu so nao fui despejada e pelo contrario emagreci uns 5 kg (mas por outros motivos q nao vem ao caso). Enfim, eu tb tomei essa decisão desde novembro2010 alias, não comprei mais nadinha e vou viver do q tenho se der até mais por 1 ano!!! Precisamo aprender a reusar e reciclar! Vamos salvar o planeta e a conta bancaria!

    Bjos
    http://salada-frutas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei a idéia!!! És a mais corajosas dentre todas as mulheres!! Estou contigo, vou te apoiar e acompanhar todos esses dias! Força guria!

    ResponderExcluir
  24. hauhauhaa amei.. vou acompanhar o blog!! beijo

    ResponderExcluir
  25. Amei! #comoeunaotinhapensadonissoantes? Adorei teu jeito de escrever também, ótima!

    ResponderExcluir
  26. Melhor idéia de todas!!!! Força, porque abstinencia alimentar e consumista juntas não vai ser fácil!!!

    Bjuuuuu

    ResponderExcluir
  27. Fiquei sabendo do seu blog via face tb. Se ajuda, eu estou desde o final de 2009 sem comprar UMA única peça de roupa. E estou viva, grata.

    Ok, nunca fui de comprar muitas, minhas compras eram feitas de seis em seis meses e detesto shoppings (sou normal?). Mas, pelo mesmo motivo seu, tive que apertar o cinto (mesmo também engordando nessa fase depressiva, sem dinheiro sequer para fazer as unhas) e acho que ainda aguento uns seis meses... uau, vou completar quase dois anos! Já pensou?

    Força aí. Vai ver que nem é tão difícil...

    Abraço,

    Adriana

    ResponderExcluir
  28. Genial a ideia. AMEI! Virei leitora. =)

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, arrepiei.

    Eu sou shopaholic assumida e nao sei como "ainda" não estou na merda. Tb tenho um blog, mas ao contrario do seu, o meu incentiva o consumismo, e eu ate posto minhas melhores compras semanais. Não consigo ficar UM dia sem comprar kkk. Mas vou melhorar, preciso de $$ pra viajar, pra comprar mais barato fora, pq aqui no Brasil, nao dá nem pra sustentar uma Zara...

    Bjos

    Constanza
    www.futilish.com

    ResponderExcluir
  30. Me senti muito identificada com o que você colocou neste post. Estou quase na mesma situação.
    Ganhei dois anos de bolsa de mestrado e sabe o que eu fiz com ela? Gastei tuuuudo, sem deixar nem um centavo e ainda acumulando um monte de dívidas! Gastei tudo o que tinha, podia e não podia comprando roupas, Melissas e perfumes. Agora devo no meu cartão de crédito, no cartão de crédito do meu pai, devo ao meu namorado e tive que sair das aulas de inglês porque não tenho mais dinheiro para pagar! Vergonha total!
    Agora que a bolsa de mestrado já acabou estou desempregada, endividada, deprimida e inconformada com a minha situação!
    E ainda estou com outro problema enooorme: a borracharia que apareceu na minha cintura! (rs)10 quilos a mais por causa das loucuras consumistas em praças de alimentação e afins e também pela ansiedade que essa situação toda me provoca.
    Também vou acompanhar a sua aventura, torcer muuuuito pelo seu sucesso nesse projeto e tentar fazer o mesmo.
    Vou seguir esse blog, esperando que seja uma boa ajuda não só para você, mas para mim e para outras mulheres que também estejam vivendo esse caos!

    ResponderExcluir
  31. Boa sorte e estamos juntos nessa longa e difícil batalha!

    ResponderExcluir
  32. Muito boa a idéia!
    Com ctza vou entrar todos os dias aqui e vai servir de exemplo pra eu diminuir meu consumismo que está exagerado!!!
    Bjos e boa sorte

    ResponderExcluir
  33. Adorei a idéia e os looks estão bárbaros !
    Trabalho com moda e fica ainda mais difícil deixar de consumir algo rsrsrs, mas sempre tive discernimento para consumir com responsabilidade e poupar um pouco ;-)
    Parabéns pelo exemplo e força !
    beijo

    ResponderExcluir
  34. Incrível!

    vou acompanhar sempre! Boa sorte!!
    coisasdapatty.com

    ResponderExcluir
  35. Adorei a idéia! Muito difícil, mas será um alento pra nós mulheres reais que não podemos nos dar o luxo de viver na ponte aérea Miami-NY comprando louboutin e chanel adoidado! Isso sim é ser IT querida! E os looks são de babar!

    ResponderExcluir
  36. adorei a idéia do blog! me identifiquei com realidade de reeducar em relação ao consumo desenfreado...
    eu gastava horrores em lojas, batia ansiedade lá estava eu torrando o cartão de crédito com roupas úteis (heh) e tb aquelas que a gente compra sem nem saber o por quê!
    e aí vai fazer 1 ano que pedi demissão do meu emprego e estou estudando para concurso....resultado, minhas comprar ficaram reduzidas a quase 10%..as vezes quase piro...mas com muita fé sigo em frente em prol de um objetivo maior....com aquilo que é muito necessário, ou que eu goste muiiiiito e ...mas é claro agora dou aquela circulada na cea e outras fast fashion...o bolso agredece!
    a hj vejo que não precisa gastar horrores para estar feliz...e assim q voltar a ganhar minha grana again será muito mais valorizada e bem gasta!

    ResponderExcluir
  37. Eu não sei COMO você vai conseguir isso, mas vou torcer muuuito!

    ResponderExcluir
  38. Conheci seu blog hj pelo adoro(farm) e me encantei.

    Como a maioria das pessoas que comentaram aqui, me identifiquei imediatamente com você, foi quase um auto-retrato.

    Tanto é que, também como uma medida de urgência (bem menos radical que a sua, é claro), criei o Reciclothes (http://reciclothes.blogspot.com).

    Sei que você não deve nem querer saber de novos blogs com essa finalidade, mas vale a visita, nem que seja para vc voltar ano que vem (rs)!

    Tenha certeza que te acompanharei por aqui diariamente, e que amadurecerei a idéia de aderir ao seu projeto.

    Parabéns!

    Bjs,

    Monique.

    ResponderExcluir
  39. Eiiii, vi seu blog hj no adoro farm e resolvi comentar ..... estou torcendo mt por vc, gostaria de ter essa força, além do seu bom humor diante desses 365 dias de abstinência total ao prazer das compras!!!!
    Vou acompanhar todo dia, quem sabe não consigo pelo menos ficar até meu aniversário(maio) sem comprar nadinha ....hahahahahaha bjo e muitaaaa forçaaaaa!!!!!!!!

    Izabela

    ResponderExcluir
  40. Assim como muitas vi seu blog no adoro farm!! Me identifiquei total...aliás, ODEIO vermelho, mas ele me persegue rsrs...os 27 aninhos também batem a minha porta..Tentei ficar "um tempo" sem comprar, mas não consigo, todo mês passo na rua e entro em uma loja e compro uma a três peças...mas este mês já não poderei fazer isso, "no more"...Força para você, e para mim também...rsrs..

    beijus

    ResponderExcluir
  41. Amei! Muito bom!! Força aí!! rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  42. Muito legal!

    Nunca cheguei tão fundo assim, mas já enfrentei essa mudança e hoje garanto que vale a pena!!!

    Leia o livro Mulher Rica da Kim kiyosaki, ele foi o responsável pela minha transformação total :), pode te ajudar rsrsr

    Aproveita e leia o resumo da minha história!!!
    http://mulherica.blogspot.com/2010/05/mudando-as-atitudes.html

    Beijos e sucesso nessa trajetória!

    ResponderExcluir
  43. Vi comentário do teu blog pelo Adoro da Farm e achei o máximo !! Arrasou... Eu fiz uma Up no shape agora a pouco e estou no pendura de finanças dái aproveitando que estou cabendo em muitas roupinhas que não entrava mais estou tirando muita coisa do baú e esses looks para inspirar será ótimo vou virar habituê em !

    ResponderExcluir
  44. Nossa estou entusiasmada com a sua determinação... eu preciso também ficar pelo menos 1 coleção sem ir pra rua! Eu vou te acompanhar e se Deus quiser e eu resistir...tb não vou comprar nadinha! bjocas e boa sorte!

    ResponderExcluir
  45. Juro que vou tentar incorporar ao menos seu princípio!!! Vou te acompanhar e lembrar de vc cada vez q a mãozinha coçar pra pegar a carteira.... se vou conseguir ficar sem nada, ao menos cortar os excessos vou ter que conseguir!
    parabéns pela coragem e pela sua determinação!

    ResponderExcluir
  46. Estamos juntas!!

    Estou na mesma situação, minha última compra foi dia 18 de janeiro. Desde então, não comprei mais nada. Nada de sapatos, bolsas, roupas, nada. Vou te acompanhar, com certeza! Não costumo comentar em blogs, mas o seu vai ser uma exceção, porque acho que isso pode funcionar como ajuda para todas que passam por isso!!

    Vamos lá, força na peruca!!!

    ResponderExcluir
  47. Cheguei aqui hoje e você é minha inspiração! Eu tô tentando ficar pelo menos um mês sem comprar. Mas tá um pouco difícil!

    Beijos!
    http://diario-de-uma-consumista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Adorei a idéia! Força e boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
  49. Inspiração total!!! Amei a sua idéia!!! Tomara que vc consiga! To torcendo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Meldels! Mulher de coragem? VOCÊ! Cara, tô te admirando porque tentei fazer isso mais de um milhão de vezes e não consegui! Passei a comprar em lojas pobrinhas mas não acabei totalmente com o vício...hahahahaha

    Mas quer saber? Você é que está certa! Uma blusa nova da última coleção do Fashion Week não valem noites sem dormir por causa de dívidas eternas e de conta negativa no banco!!!

    Parabéns e já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  51. Minha Jojô, estou ultra feliz e emocionada. Vc é uma menina formidável, só quem te conhece pode perceber a dimensão disso. Fico triste por estarmos tão perto e tão longe, mas nossos anos de Leblon foram marcantes na minha vida. Fomos felizes com muito pouco. Não quero ver vc dura de jeito nenhum, mas esse dura já não é de hoje, hahaha. Tenho certeza que vc vai conseguir e vou te acompanhar daqui. Confesse que tem saudades do armário da mamãe, hahaha, queria te comer viva quando procurava uma roupa minha e vc tinha levado em alguma viagem, hahaha.Só vc minha Jojô!!! Vai sair da merda com fé em Deus!!!Te amo!

    ResponderExcluir
  52. Fiquei 7 meses sem comprar nada. Sendo que antes de tomar essa decisão eu costumava comprar TODOS OS DIAS. Era um vício! Comprava coisas de diferentes preços: muito caras (tipo uma bolsa Louis Vuitton) e baratas (tipo uma blusa na C&A).
    Um dia me vi super sem grana e resolvi dar um basta. Tranquei meus cheques e cartões de crédito em uma gaveta com chave e dei a chave para o meu pai guardar para não cair em tentação. Incialmente foi muito difícil já que eu era muito consumista, muito mesmo. Com o passar do tempo fui acostumando. Até hoje não quis pegar de volta meus cartões de credito e nem meus cheques. Agora só compro tudo à vista.
    Estou mais feliz assim.
    E agora faço assim: se comprei roupas em um mês, passo os 3 meses seguintes sem comprar.
    Boa sorte. Vc conseguirá.
    Adorei o blog. Vou acompanhar!

    ResponderExcluir
  53. Muito, muito, muito legal a ideia deste blog! Vou acompanhar e buscar forças para fazer o mesmo, rs.

    ResponderExcluir
  54. É isso ai garota!Estou contigo! Tbm estou atolada por fazer compras
    Demais ou seja loucuras de consumo!!! Até pq a maioria da blogesfera só
    incentivam o consumo desenfreado.
    Bjs
    Tati

    ResponderExcluir
  55. Não conhecia seu blog, vi na TV sobre ele... e adorei a ideia, assim como estou adorando seus looks. Acredite, eu acho que também tenho peças para ficar um ano (ou mais...) sem comprar nada! Que me sirva de inspiração...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  56. Oie,

    Vi a matéria hoje no Fantástico e adorei muito! rs
    Realmente é complicado pra um mulher ficar assim tanto tempo sem comprar nada de nada... tomara que você não surte em determinado momento! rsrs
    Vou acompanhar o blog e já dei uma olhadinha nas suas combinações e são muito boas... você tem ótimas peças, o que vai te ajudar e criatividade já deu pra reparar que é uma coisa sem fim nos seus looks! rs
    Sorte e vou ficar olho! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Adorei seu blog!!!!!Sou do interior de São Paulo, e desde o dia 10/06/2010 não compro roupas nem pra mim e nem pra minha filha de 17 anos. Estive em licença médica por longos 7 meses, devido a um tombo. Voltei a trabalhar no dia 24/01/11,e jurei que não iria repetir uma roupa do armário enquanto não se esgotassem todas as possibilidades!!!Sabe que está dando certo? Até minha filha está achando o máximo, e entendo nossa situação. Amiga, tenha certeza que vc vai tirar de letra este desafio!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  58. Adorei a iniciativa! Vou acompanhar com certeza!

    Bjo! xD

    ResponderExcluir
  59. Nossa vou começar acompanhar seu blog...me encontro na mesma situação ..triste por estar cheia de dividas..mais feliz a cada peça adquirida que muitas vezes nem uso....

    ResponderExcluir
  60. Oi, lady!
    Simplesmente amei a sua ideia!
    Vou tentar ficar um mês sem comprar roupas, será que serve? hehehe
    Vou começar a acompanhar seu blog certo! =)
    Beijinhos e boa sorte nesta árdua tarefa!

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Adorei a ideia!! Com certeza vou acompanhar.
    Vamos ver o que que dá.
    Depois coloca algumas fotos do seu armário. Curiosidade para ver com o que você terá que se virar durante esse tempo.
    Abraços e sorteeee!!!

    ResponderExcluir
  63. Oba força de vontade, estou tentando tbém, pois ando como vc, no vermelho e minha idade tbém 27 anos, crises, de identidade, de beleza, de gastança não sei o que acontece, mas nossa tem semanas que saio p gastar sem controle.
    Vou sempre passar por aqui e ver seus looks. Uma duvida comprar vc não pode ne?? e ganhar roupas vc pode durante este primeiro ano? beijos

    ResponderExcluir
  64. Parabéns... li sobre seu blog hoje e adorei a idéia... vou ler diariamente para dar uma força também! Você merece, mas que meu marido não fique sabendo do seu blog, vai que ele acha q eu também devo passar por uma crise de abstinência dessas.. ohhhh
    Bjus

    ResponderExcluir
  65. Força! Estou junto com você nessa aventura (não exatamente por um ano, mas, quase isso). E conhecidentemente, fiz ontem um post falando sobre 6 táticas para fugir da tentação e economizar... por isso, acabei parando aqui hoje (indicação das minhas leitoras)! hehehehe

    ResponderExcluir
  66. já aderi!!! tenho um guarda roupa 38 para um corpinho 44 e nenhum tostão para comprar mais nada! falida, completamente! vou te apoiar nessa causa! beijos Renata

    ResponderExcluir
  67. vc fez algumas compras antes de começar os 365 dias? pq vi que tá usando um oxford bem da moda! beijos

    ResponderExcluir
  68. Adorei o seu blog...

    Inspiração neh?!
    Força vc consegue..
    Curiosidade diária...

    Vou te seguir..!
    abraços

    ResponderExcluir
  69. Adorei o blog! vc vai conseguir! Eu ja prometi algo assim e hj to super controlada! ano passaado fiquei 10 meses sem gastar nada só para juntar um bom dinheiro na poupança! A gente se educa! Boa sorte para vc!

    ResponderExcluir
  70. Ohooque legal essa idéia, vou seguir cada dia!!! Nao perco um e quem sabe nao me inspiro em vc tb!!!! bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  71. Menina, vc é mt corajosa, só de pensar em nao comprar nada por um ano inteiro, me deu arrepios..hahaha, sério mesmo...
    Tb estou numa fase de abstinencia de compras, estou comprando o menos possível, sou muiiito consumista!! Mas boa sorte a vc, e a tds as "falidas" que precisam economizar!!!

    ResponderExcluir
  72. Fiquei, realmente, inspirada pelo seu blog!! Eu tenho um sério problema com redes de fast-fashion e com a boutique da minha irmã, que vende roupas lindas, a danadinha!! Fora os meus filhos, um menino e uma menina, para os quais não resisto comprar umas roupinhas!! Vou me espelhar no seu projeto e dar uma virada na minha vida e nos meus cartôes de crédito!! Bjs e força!

    ResponderExcluir
  73. Descobri seu blog só hoje, dia 27 de março e também me identifiquei muito. O ano que passou gastei tanto dinheiro que comecei o ano toda individada. Cheguei ao cúmulo de, agora, com 30 anos, pedir de natal e aniversário, dinheiro para pagar minhas contas mas elas ainda não acabara. O pior de tudo é que sou aotônoma e trabalho com moda, uma tortura terrível e uma grande altos e baixos. Também acabei engordando. E o pior de tudo que to tentando casar com meu namorado de 9 anos mas ele diz que só casa comigo se eu souber controlar meu dinheiro pq não quer passar perrengue comigo.
    Nosso, esse desabafo valeu mais que um mês de terapia. Vou tentar ter essa mesma força e me segurar. Preciso mudar minha vida. Vou te acompanhar e vamos nos ajudando. Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  74. Oláaa!! Acabei de descobrir seu blog pelo Rioetc, e ameeeeiii!!! Estou tentando fazer o mesmo já faz algum tempo, até estou conseguindo, mas dei uma boa escorregada no final do ano e agora nas promoções de verão fiz duas compras, de algumas camisetas e 2 pares de sapatos, isso em fevereiro, de março para cá mais nada. Quando tenho uma roupa nova é porque mando fazer na costureira e daí pago à vista, meu cartão de crédito precisa baixar! rsrsrs Bom, agora tenho uma bela inspiração, apesar de ser difícil para mim, pois trabalho com moda, mas vou acompanhar seu blog todos os dias e vou praticar o mesmo "desapego" kkkkkk . Boa sorte!

    ResponderExcluir
  75. Nossaaaaa!! como é a vidaaa....
    Fuxicando o facebook, encontrei alguém que curte vc!!
    Hje acordei super desanimada, lembrando q to cheia de dívidas, chatiada pq nao posso comprar e continuo comprando... apesar de já ter me prometido a uns 3 mêses atrás que não pararia de comprar, mas a minha promessa esta igual de politico neh!!rs
    Mas Hje ao ler seu 1º dia de Blog, vc me incentivou mtoooooooooooooooooooo....
    e vou seguir totalmente seu exemplo, um ano sem comprar!!!
    Não tenho um Guarda roupas FANTÁSTICO que nem o seu, mas após esse estimulo, estou certa que conseguirei vencer esse desafio!!
    Obrigada e mtaa Boa sorte!

    ResponderExcluir
  76. Amei o blog. Mas no meu caso que sou uma mera funcionária pública é UM ANO SEM MARISA!! rsrsrsr. Tb tô tentando frear os gastos e me tornar uma POUPADORA COMPULSIVA!! Boa sorte pra gente Jojo!! bjsssssss

    ResponderExcluir
  77. Aiii... Um ano não sei se consigo... Mas 6 meses!! Tô nessa com você!!!! Kkkkkk!!! Como disseram outras meninas... Boa sorte pra gente!!!
    http://acasamenteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  78. Vim lendo do primeiro post até aqui e já virei fã desse espaço!

    Parabéns pela força até aqui, Jojo!

    ResponderExcluir
  79. Super me identifiquei com o seu blog... PARABÉNS!!!
    Vou fazer que nem nos AA um dia de cada vez... e de dia em dia quem sabe não chego a ficar 365 dias...

    Super bjkas... Continue sendo um exemplo pra todas nós...

    Rita (@ritamarques_ssa)

    ResponderExcluir
  80. Ameiii a idéia.
    Força pra você, vai ser uma inspiração.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  81. Força na peruca, amiga.
    Nem te conheço e já tô contigo e não abro.
    Tenho fé que vai conseguir.

    bjks

    Sabrina

    ResponderExcluir
  82. Caramba! Acabei de descobrir seu blog... estou emocionada! Por falta de incetivo é que vc não vai ficar! Tenha certeza!
    Bjus e fooooorça!

    ResponderExcluir
  83. Descobri teu blog hj!!! Adorei esse post, aliás vai ser bem útil!!! Quebrei os cartões semana passada por causa das dívidas e estou decidida a pagar tudinho primeiro e só depois comprar algo no cartão de débito!!! Ain também vou ter crises de abstinência!!! Sou solidária!!!

    ResponderExcluir
  84. Gente!!
    como tem pessoas parecidas nesse Brasil..rsrsr
    conheci seu blog hoje e já amei..estou viciada nesse troço de blog, e por causa deles fico louca pra comprar o mundo, pois eu não tinha tanto acesso as dicas de compras,já gastei muito por isso..e estou sofrendo horrores, pq hoje eu estou desempregada e conta de cartão chegando etc..e continuo querendo compara o mundo ( eu amo comprar...é pecado?rsrs)
    vc está me estimulando a te segui nessa trajetória,ou melhor nesse sofrimento, abstinência sei lá. Vou começar hoje, mas já tem um mês que eu não compro nada e estou passando mal com essas promoções... e essas parcerias estão me matando como a da Cris Barros e Riachuelo, de não poder acrescentar nenhum peça ao meu armário:(
    Então obrigada:)

    ResponderExcluir
  85. OI...acho que não consigo te acompanhar nesta empreitada...mesmo passando pela falta de $...mas isso, realmente é bonito, dignifica...te dou muita força! beijos...Laura.
    http://petitpoaencadernamanual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  86. oie, conheci seu blog hj e adorei a idéia!!!
    nunca tinha feito esse tipo de compromisso\promessa...mas, esse ano, resolvi passar um ano sem comprar....SAPATOS!!!!!!
    e para complicar, por outros motivos, estou looonge da maioria dos meus sapatos(saudades!!!)
    bom, agora tenho que me virar em looks com 2 rasteiras; 2 ankle boots; 2 peep toe; 1 anabela 2 sapatilhas.
    e nisso descobri o quanto é bom saber o quê é realmente essencial e botei a cuca p funcionar e criar looks mais legais, pq já que não dava p variar nos pés...no resto tinha q me jogar!!!
    boa sorte p nós!!!
    bj

    ResponderExcluir
  87. Adorei o mote do blog, tb to na merda por causa de vitrines e vitrines hahahaha Mas vc tá como uma luz no fim do túnel!!
    Thanks

    ResponderExcluir
  88. Muito legal! A premissa me lembrou bastante o filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"!! Muito legal!! E tudo a ver com as dicas do livro "Pai Rico, Pai Pobre" que fala muito sobre esta questão também... já assinei o feed pra acompanhar seu dia-a-dia!

    ResponderExcluir
  89. nooossa, preciso aderir a esse movimento urgente!!!
    nao aguento mais tantas dívidas e cartões estourados.
    Parabéns pela iniciativa jojo! adooooorei!
    e sucesso!!

    ResponderExcluir
  90. Adorei o blog, me identifiquei de imediato! Sou louca por moda, Hiper Consumista e, como você, cheia de dívidas. Depois de conhecer o blog, resolvi aderir a campanha NADA DE COMPRAS e ABAIXO AS DÍVIDAS.
    Vou acompanhar sua luta diária e, pretendo, seguir seu propósito, pelo mesmo, por 2 meses.
    PARABÉNS pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  91. Ai ai ai vou acompanhar... Adorei a ideia, mas eu nao tenho coragem rsrsrsrs
    Boa sorte e sucesso!
    Beijos, Ma
    http://closetmp.com

    ResponderExcluir
  92. mto bom esse texto! rs super vou acompanhar, pra ver se consigo incorporar o projeto tbm! bjos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  93. estamoa na mesma, acho que vou te imitar!!! alias vou te imitar!! a partir e hoje!!

    ResponderExcluir
  94. Consegui por um mês, aí fui pra Londres e pronto, desandou de vez! Vou animar e começar tudo de novo, porque minha conta tá pegando também!

    ResponderExcluir
  95. Como falei hoje no twitter, adorei a ideia, e parei pra pensar um pouco e ver as contas só são de lojas??? de roupas??? namm, vou juntar dinheiro e comprar a minha câmera fotográfica profissional! Eu consigo! Nós conseguiremos!!

    @Nara_Borges
    @segredosfashion
    www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir
  96. Eu gostei tanto da proposta do seu blog que a partir de hoje pretendo acompanhar. Ja passei um ano, talvez ate mais, sem comprar roupas e vivendo do proprio armario. Dai que de vez em quando umas duas amigas fashion resolviam fazer uma limpa no armario e me ofereciam varias coisas. Eu, que nao tenho esses pudores com roupas de segunda mao, agradecia! Brabo e conseguir isso aqui na Alemana com quatro estacoes que pedem tres guarda-roupas: o de inverno, o de verao e o de meia-estacao. Haja criatividade! Bjos, Jane (laranjasprateadas.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  97. "Aportei" por aqui hoje e super me identifiquei. Vou começar amanhã o meu propósito. Estou encalacrada tb. (preciso fazer uma confidência: sou católica e estamos na Quaresma - 40 dias no deserto - ainda não havia conseguido ofertar um jejum que realmente fosse um sacrifício - já havia me decidido hj pela manhã por passar 40 dias sem comprar - e ó eu aqui - ó a providência) bjs - virei aqui todos os dias.

    ResponderExcluir
  98. Boa sorte!!! Tô torcendo por vc! Se v conseguir faço tb!!

    ResponderExcluir
  99. Amigas sempre acrescentam nas nossas vidas, uma amiga me apresentou seu blog, e fiquei apaixonada, você está de parabéns, bjim da Fê. vou ficar dando olhadas por aqui pra ficar atenada a novas idéias e velhas também.

    ResponderExcluir
  100. Adorei a idéia! tô pensando em adotar e fazer um link do seu blog em um post! o q vc acha???

    ResponderExcluir
  101. Menina, acho ótimo! Pode fazer o link! Beijinho e obrigada

    ResponderExcluir
  102. Oie!Hoje eh a primeira vez q entro e leio seu blog. Soube dele atraves de uma amiga,que obviamente me falou sobre por eu ser suuuper consumista. Assisti ao filme da Backy Bloom, n tem muito tempo e o filme ja me deu uma freiada. Ultimamente eu to tentando realmente n comprar nada, ja q n preciso. Tem 1 mes que n compro roupa, nem sapato, nadinha. Resolvi investir em outras coisas, tratamentos esteticos (estou acima do peso) e guardar dindin. Eh super dificil resistir, ainda mais qnd vc vai em algum lugar e vc acha todo mundo ali muito mais bem vestido do q vc. Mas vou conseguir e acho q seu blog vai pode me dar uma forcinha! =)

    ResponderExcluir
  103. Ola Jojo
    li a materia no jornal O Globo de hj e realmente é um desafio, principalmente se usamos as compras e a comida para "tapar" aqueles buracos negros em nosso coraçao, quando estamos sem amor, num trabalho meia boca ou quando a conta esta no vermelho. Tive uma ideia similar a sua. Ha cerca de um ano reunia 4 amigas na minha casa para um Bazar de troca de roupas. E hoje apos 1 ano, ja estamos indo pra 6a ediçao e com cerca de 30 mulheres participantes. Ja tivemos 2 ediçoes em SP tb. A ideia é trocar tudo que voce nao tenha usado nos últimos 6 meses, pois se nao usamos nao usaremos nunca mais. E claro regamos esse Bazar com champagne, comidinhas e muita risada e conversa. Em nosso último encontro tivemos uma palestra sobre amor e paixao. A ideia é que em cada encontro tenhamos um bate papo sobre assuntos que nos interesam. Quem sabe voce nao participa com a gente na proxima ediçao para contar sua experiencia e trocar energia com as meninas??? Visite nosos Blog - http://borbulhasbazar.blogspot.com/ e deixe um comentario de incentivo pois quase todas as minhas amigas ja passaram por isso que vc esta passando e se propondo. Estou torcendo. Eu tb preciso fazer isso, minha fraqueza são os sapatos.... Bjos Viviane

    ResponderExcluir
  104. Como dizem por aqui: Arretado o blog, visse?
    Mas, mais do que roupas, ue você parecer ter muitas...., vai precisar de incentivo.
    Conte comigo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  105. Jojo!
    Simplesmente AMEI! Criei um brechó virtual há quase dois anos pensando o quanto tinha gasto com roupas e que precisava sim me desfazer daquilo tudo e ganhar dinheiro...mas a verdade é que isso só me trouxe outra janela de consumismo...o consumismo da "oportunidade", comecei achar que por que era brechó e estava pagando "barato" não tinha problema, e que se não quisesse mais, colova a venda...mas isso é circulo vicioso e achar seu blog hj foi uma inspiração para algo que comecei este mês e que pretendo fazer durar! Não vou te perder um só dia! Conte com minhas energias positivas para seguir..vc é linda, tem um gosto incrível e vai mmmuuuuuiiiito além disso!
    Bjs e muito boa sorte!
    Gláucia
    www.bombonitoeusado.com

    ResponderExcluir
  106. Muito boa sorte, vou torcer por vc e me inspirar!

    ResponderExcluir
  107. Oi! Descobri seu blog hoje e simplesmente AMEI!! Eu já tentei fazer isto também e prometi aos meus amigos que iria conseguir ficar 06 meses sem comprar nadinha.... mas, infelizmente, fui fraca e não resisti às tentações dos shoppings. Vou te visitar todo dia, pq prá mim vai ser um tipo de AA. rsrrss Beijos.

    ResponderExcluir
  108. Estou amando esta sua idéia!! Me encontro na mesma situação, vou tentar fazer o mesmo, mas não sei se vou conseguir... Me conta qual seu segredo?? Preciso sair dessa tb!Mande muitas dicas!!! Bjos

    ResponderExcluir
  109. Olá jojo!
    Amei a sua idéia!!! Estou torcendo por vc!!!
    Só achei vc hj através do blog de uma amiga, sei o quanto esta missão é difícil, pq assim como vc sou uma consumidora voraz...kkkk
    Vou te seguir, gostei muito das suas combinações e acho que as peças que vc possue te ajudarão a passar o ano!
    Boa sorte,
    Bju Renata

    ResponderExcluir
  110. Jojo,entrei na net pra ver noticias do dia,e um link puxa outro que puxa outro,acabei encontrado seu blog.Cara flor,muito bacana mesmo.Eu sou uma mulher de classe média baixa,casada,mãe de quatro filhos,e não posso mesmo comprar tudo que tenho vontade ou vejo,minhas amigas dão risada quando digo que tenho "4"calças jeans(acredite),mais que me servem muito bem.Consigo me virar com o que tenho,tenho bom gosto e quando compro,uso sempre o bom senso do que vai ficar bem e o com o que que já tenho vai combinar.Sua iniciativa é otima,mesmo porque,o que voce está economizando ou pagando todas as dividas,com certeza te faram feliz,e se comprar deixa feliz,sair do vermelho com certeza,muito mais.Adorei voce,voce é linda e boa sorte nessa empreitada,te digo com certeza,voce não sentirá falta do que não pode comprar,pelo contrario,cada dia,se sentirá mais feliz com tudo que redescobrir no seu armario.Já pensou se de repente,voce doasse,o que gastaria com roupas por mes para alguma creche ou azilo de idosos que são entidades que não tem ajuda alguma muitas das vzs e precisam pra cuidar das pessoas,isso faria um bem enorme pra sua alma,acredite.Bjos linda!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  111. A gente tá no mesmo impulso de mudança!! Adorei os looks!

    ResponderExcluir
  112. Jojo,
    parabéns p/ iniciativa. Vi duas notinhas sobre vc+blog em revistas. Percebi q/temos algumas(muitas)coisas em comum:somos baianas em SP,gostamos de moda,temos blog de moda e estamos c/ a conta Neg(rs). Mas uma hora melhora! Sucesso. Sil Passos
    @Sb_passos
    http://vintage2closet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  113. Blog maravilhoso desafio tremendo... fala sério uma utopia longe da realidade da maioria que nao tem "acesso" (financeiro)a uma boa loja... mas quem sabe nao me inspiro?!!!!!

    ResponderExcluir
  114. Jojo,
    Parabéns pela sua iniciativa...começo a seguir seu exemplo hoje!
    Você vai rir quando ler esse comentário mas quem me mandou o link do seu blog foi o meu marido! hahaha...será que isso foi o "grito" de desespero dele? Confesso que sou consumista e não só para roupas...sou louca também por maquiagem! E isso se agrava considerando que moro nos EUA e tenho todas as lojas disponíveis por perto.
    Espero conseguir, assim como você, poupar dinheiro e aprender a usar tudo o que já tenho :)
    Boa sorte e continue assim...exemplo pra nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  115. descobri seu blog através do UOL, é tá ficando famosa, mas realmente foi uma idéia brilhante a sua, espero que consiga cumprir o prometido

    ResponderExcluir
  116. Menina! Parabéns pela iniciativa! Hahaha...estou passando por uma situação parecida - recém formada e com pouco dinheiro. Sucesso! Ah...acredito que você vai conseguir! As peças do seu guarda roupa são incríveis!

    ResponderExcluir
  117. Acho a ideia verdadeiramente fantástica e é preciso muitaaaa coragem para o conseguir! Parabéns pela iniciativa e espero que nos inspires com este blog e que leves muitas pessoas a fazerem o mesmo!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  118. Acho que irei adequar ao meu estilo de vida 1 ano sem comprar nada tecnológico. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  119. Aliás você já está me inspirando, principalmente nos looks com o blazer preto: lembrei que tenho um no armário e vou voltar a usá-lo!

    ResponderExcluir
  120. Cara Jojo,
    Eu (como muitos paulistanos) li sua reportagem na Veja SP de algumas semanas atrás.
    Achei beeem interessante a proposta e, sem ligar muito o seu blog ao filme, ontem pude conhecer um pouco da sua musa inspiradora, a Becky Bloom.
    A história dela acaba com final feliz e a sua, tenho certeza que temabém!
    Com uma conta mais gordinha e uns quilinhos mais magrinha... pois, realmente, resistir às tentações das vitrines não é para qualquer mulher.
    Boa sorte e continuarei acompanhando sua saga.
    Bjs!
    Mari Pires
    * Blog Ensaios da Vida Real
    http://www.ensaiosdavidareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  121. To fazendo minha monografia sobre mulheres que consomem em excesso, poderia me ajudar respondendo ou indicando mulheres para responderem a minha pesquisa? Beijos Sabrina sabcunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  122. ADOREI!
    Nem tenho palavras!
    Li o blog todo de uma ponta a outra!
    Até comentei em seu facebook!
    Conta comigo todo o dia,hein?
    :)

    ResponderExcluir
  123. Te achei na revista Marie claire, e fique fascinada, to precisando de uma façanha dessa, pq to atolada em dividas...já estava pensando nisso, mas vou começar devagar...30 dias e depois tentarei aumentar os dias! hehehe

    ResponderExcluir
  124. Parabens pelo blog
    voce havia pensado nesse sucesso todo quando comecou seu blog?
    acredito que nao
    O luxo ,voce acerta e tem um texto super bem humorado ,simples...perfeito

    xeros do Ceara

    ResponderExcluir
  125. Muitos parabéns pelo blogue. Acho fantástica e admirável a sua força e determinação para seguir com esse seu objectivo em frente durante um ano! :D
    Você é um exemplo! Amei e tentarei adaptar o seu desafio a mim! :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  126. Adorei!!! vou acompanhar pra ver no que vai dar! hehehe!

    ResponderExcluir
  127. Parabéns pelo Blog!
    Li a matéria na Marie Claire, estava dentro do avião e fiquei louca pra acessar. Marquei a página, risquei a mão(para lembrar que tinha algo pendente), e agora estou aqui, me deleitanto com as suas postagens.
    Vou acompanhar e tentar fazer o mesmo!
    Estou na fase de me desfazer dos excessos. Criei um site e coloquei um monte de coisas pra vender. Vamos ver no que dá!
    Parabéns, mais uma vez! Tenho certeza que vc vai conseguir!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. Parabéns pela iniciativa de ficar um ano sem comprar nada...
    eu sou super consumista, acho q nunca conseguiria....
    passei essa ultima semana em curitiba, até entrei em algumas lojas, mas me inspirei em vc e no seu blog, ñ comprei nada...
    ate entrei na zara e provei algumas peças, kkkkkkk, mas resisti a tentação... ñ comprei nenhuma peça...
    boa sorte nesse seus proximos 274 dias!!!

    ResponderExcluir
  130. Você chegou, e iluminou o meu olhar, ou melhor... MEU BOLSO!!!
    To dentro... rs...
    Que idéia magnífica!

    Apenas digo -> O B R I G A D A !!!...

    ResponderExcluir
  131. Meu Deeeeus, boa sorte, é uma idéia super criativa e corajosa, acho que eu nunca consgeuiria ! :O

    ResponderExcluir
  132. Acompanho seu blog hã um tempo e tbm sou super hiper mega consumista!

    Acho q vou me inspirar nessa sua iniciativa aqui, e criar a categoria 'Um ano sem Mercatto' lá no meu blog... rs To falando sério.

    É uma idéia q fará bem ao meu bolso e alimentará minha criatividade!

    Posso copiar? :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  133. Olá!!! Já tinha ouvido falar do seu blog, mas só agora me lembrei de passar aqui para conhecer! Estou achando fantástica a sua iniciativa!!! Não tenho problemas com roupas, mas sou compulsiva por sapatos... Lendo seu post me deu coragem para tomar essa iniciativa. Assim como a Angela comentou acima, vou começar minha campanha "Um ano sem Melissa"... espero ter força de vontade suficiente para conseguir! :D

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa!!!

    Patyzeppellini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  134. Voce teeem muitas roupas e muuita criatividade eu adoro os seus oxfords :D

    ResponderExcluir
  135. Menina de coragem você heimmm.... Como já vi em outros comentários.. Já tinha ouvido falar no seu blog... então hj resolvo conhecer pois estou passando por certas crises $$$$$$$$$$ então nada melhor do que encontrar consolo em exemplos como o seu... Achei tudo fantástico, vou continuar seguindo e me inspirando!
    Boa sorte para todas nós!!!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  136. Coragem!! Fiquei curiosa quando vi seu blog na lista de outro que sigo...adoro Zara entao vim aqui "xeretar"! Adorei...voce e muito criativa!

    ResponderExcluir
  137. Mocinha, vc e exemplo para muitas mulheres, Parabens vou fazer um blog tb para ver se consigo ficar uma ano sem compras tem uma ideia para o tema do meu blog? no aguardo, e Deus te cubra de sabedoria e coragem!!!! Camila

    ResponderExcluir
  138. achei o seu blog na revista Marie Claire, entrei e achei fantástico, amei , me diverti com os comentarios seus e das pessoas que tb estão te seguindo,,é engraçado como passamos pelas mesmas coisas kkkkkk, vc é ótima nos seus comentários, sem duvida de uma pessoa inteligente parabénssssssssss um beijão
    Maria de Lourdes
    ah ja te achei no facebook

    ResponderExcluir
  139. Achei o máximooooo seu blog ! Juro que vou me esforçar e tentar fazer o msm !!!!!! Te acompanho TODOS os dias agora ! Não largo mais !!!
    Parabénnnnssss pela ideia e obrigadissimoooo pelo incentivo ! Depois te conto qnt economizei nessa misssãooo NADA fácil !!!

    ResponderExcluir
  140. Menina!! Não querendo te desanimar...(já desanimando!?) nem tente, porque tal feito é HUMANAMENTE (no nosso caso - mulher antenada) IMPOSSÍVEL viver por longos 365 dias com o mesmo guarda- roupa a não ser que seja náufrago em uma ilha totalmente deserta. *=*

    ResponderExcluir
  141. Olá, sou da assessoria da Maria Garcia e gostaria de falar com . Teria como me passar seus contatos? Obrigado e bjs, Vinicius Aguiar || vinicius@mercicomunicacao.com.br

    ResponderExcluir
  142. Oi Joana, assisti sua palestra aqui em Tatuí ontem (15/10). Muito legal. Tenho certeza que vc vai conseguir. Já passou a pior parte. Esse ano fiquei um pouco mais consumista. É difícil né? Bom comprar as coisas que a gente gosta, mas o problema é que, enganadamente, a gente começa a sentir uma sensação de vazio ... de que sempre está precisando comprar alguma coisa. sinistro.... Sabe estou até pensando em comprar o consórcio de um carro pra investir uma grana... rsrs... sei lá. Abraços e sucesso. Lilian

    ResponderExcluir
  143. Descobri blog hoje pelo Blog da Lo que tbm descobri hoje e nem sei como...rsrsrs...adorei sua idéia e vou adotar tbm mas não que eu esteja no vermelho mas verei o quanto economizarei o final das contas pois eu gasto muito e vivo dando roupas por comprar peças por puro impulso. Um abraço

    ResponderExcluir
  144. Vim ler seu primeiro post curiosa com os looks que vi lá pelo dia 280...

    E ai,tá conseguindo NÃO COMPRAR? Seus looks estão bem atualizados, com espadrilles por exemplo, que são total verão e trend.

    Os comprou ou eles estão já há 280 dias no seu armário?

    Parabéns pela iniciativa. Gostaria de ter essa força de vontade... ou não rs
    beijos

    ResponderExcluir
  145. Nossa vc é uma guerreira.. eu acho que nao conseguiria, ainda mais pq minha mãe é estilista e tem uma confecção de roupas.. eu definitivamente nao conseguiria rsrsr... parabens..
    Eu li teu blog de cabo a rabo.. não acreditei que fiz isso, mas eu fiz.. pq simplesmente adorei todos os seus looks..
    bjo bjo

    passa pra conhecer meu blog?
    Comecei a pouco tempo..
    nathyfleuri.com.br

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  146. nosssa que guerreira......eu não sou assim!!!!Em menos de 1 semana corro pra minha mãe pedindo roupa até chego a roubar as roupas dela!!!rssssssssss

    FORÇA NA PERUCA

    bjs meu blog:www.nipipoca12.blogspot.com
    nome:that´s my style

    ResponderExcluir
  147. rs achei seu blog hoje... Fico feliz que esteja chegando já no fim desta empreitada... Boa sorte com tudo! Vc é linda e tem muito estilo!
    bjsss
    And

    ResponderExcluir
  148. Ameeeeeeeeeeeeeeei !!

    ResponderExcluir
  149. Aii que vicio.. comecei a ver e tras pra frente.. agora varei de frente pra tras! Musa as montagens. todas!

    ResponderExcluir
  150. Querida, sou sua mais nova fã há menos de um mês!
    Adorei tudo, você é muito criativa, parabéns! Me identifiquei com o seu lado maluquinho! rs
    Comecei lendo os posts recentea, mas agora vou desde o começo, que delícia!
    O que vai acontecer depois dos 365 dias?? Não pare de postar por favor! #medoo rs
    Beijos
    Rafa

    ResponderExcluir
  151. PERFEITO!! Amei a sua idéia, força de vontade e determinação. Assim como vc, tbm sou compradora compulsiva (BEIRANDO A LOUCURA)e vou tomar a sua experiência como um exemplo, para ser seguido por mim. Acabei de conhecer o seu bolg... Farei questão de ler desde o início e fazer disso a inspiração que preciso para tomar a atitude que preciso para a minha vida: economizar com criatividade.
    Parabéns pela iniciativa e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  152. Hoje 08/03/2012 ás 14:58, estou iniciando uma leitura!!! Iniciando a leitura de seu blog e procurando inspiração para me vestir melhor...não tenho só problemas em comprar,mas tenho problemas em como vestir o que compro...Perfeito seu blog, parabêns...Você conseguiu e foi perfeita.

    ResponderExcluir
  153. Adorei: "A merda em seu sentido menos literal e mais amplo é, na verdade, a grande propulsora da evolução".

    ResponderExcluir
  154. Oiiii!!! Ontem iniciei a leitura de seu blog através da indicação no site de uma amiga (Doqueeupreciso.com.br). ADOREI e hoje mesmo já montei um look que eu nao imaginei que combinaria! Ficou ótimo!!! Me inspirei!

    Tbm to precisando economizar na grana, pois vou começar uma etapa importante da vida agora, e com certeza roupas novas ficarão no terceiro plano!!

    Bjs e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  155. Ontem a noite fazendo buscas no google sobre sapatos acabei navegando horas nesse blog e adorando cada post, cada foto e a ideia geral do Um Ano sem Zara.

    Resolvi hoje ler os posts em ordem cronológica e acompanhar a sua saga.

    Meu armário não tem as roupas lindas do seu, mas busco me inspirar nas suas combinações para ter mais cuidado ao realizar novas compras.

    Vi ontem um post sobre um livro que você ganhou de uma amiga com a compilação desse blog. Super achei O Presente e creio que muitas mulheres adorariam ter em formato de livro as preciosidades que você postou aqui no blog.

    Para finalizar é clichê comentar que você é lindaaaa e fotografa muito bem.

    Brasília, 6 de abril de 2012 - 10h09

    ResponderExcluir
  156. Acabei de conhecer o seu blog...e simplesmente adorei!!!!
    Vou começar a ler os posts pela ordem, pois quero acompanhar todos os detalhes da sua história!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  157. Jojo você é sensacional, a melhor blogueira de moda!!! Fiquei com sd de abstinência nesses dias de dite fora do ar. Agora vou rever os looks para ativar as sinapses!!! Beijao e obrigada por compartilhar e nos inpirar através de seus looks.

    ResponderExcluir
  158. Ai meu Deus!!!
    Você ganhou uma fã de carteirinha e tudo!!
    Tenho te seguido por aqui há uns dias por uma indicação da Luciana Dicolla do blog Be Pink. E ela tem toda a razão ao sugerir às seguidoras dela o seu blog. Na verdade, acessei o blog no dia do seu desabafo e achei sensacional encontrar uma blogueira de carne e osso, Jojo. Espero que esteja tudo bem agora. Seus comentários são fantásticos com relação a moda. Você consegue deixar este mundo tão glamouroso e distante totalmente realista.
    Me faça um favor...nunca desista do seu trabalho tá.
    E que início para um blog, hein?!
    Te garanto que serei sempre uma de suas seguidoras.
    Ultimamente estou passando por uma fase que tem me feito pensar muito em dar uma chacoalhada na vida assim como você fez (por outros motivos pessoais, mas sempre um motivo justo), e a possibilidade de registrar isso num blog não me sai da cabeça. Acho que é a crise dos 40, sabe?! Quem sabe assim posso ajudar outras mulheres que estão passando pelo mesmo momento? Até sugestões para o nome já surgiram - Hello 40tinha..., ou Lado B, a vida começa aos 40!! Ainda não decidi, mas acho que a coragem para começar a escrever sobre assuntos que me importam ainda vai surgir. Moda é um deles, só preciso estudar e me preparar para isso.
    Mais uma vez PARABÉNS, e muito sucesso sempre.
    Beijos,

    Ciça B.

    ResponderExcluir
  159. Oi! Cheguei aqui porque me lembrei de repente uma amiga que falou deste blog... Ótimo ideia, eu não sou muito de comprar roupa, adoro mas gasto em outras coisas (lê vinho). O que é bom é pegar umas ideias suas de misturar roupa e como usar roupa antiga (bem, não sei se roupa com um ano é considerado antigo mas pronto). Vou ler, ver e aprender!

    ResponderExcluir
  160. cabeça boa trazem boas ideias.
    parabéns ;)

    ResponderExcluir
  161. Oi Joana! Conheci seu blog hj, pode? Sou viciada em blogs de moda e até então não conhecia o seu (acho q não estou tão antenada quanto eu pensava... hehe). Li grande parte dos seus posts e então caiu a ficha. Preciso disso! Estou prometendo para mim mesma que irei parar de comprar durante alguns meses para equilibrar as finanças e nada de agir. Tem sempre alguma coisa faltando para eu iniciar o meu jejum. Então, inspirada em vc , é hj o grande dia (ai que dor!!!! faço drama mesmo). Mas não sou tão corajosa assim de ficar 1 ano sem ir às compras. Será o tempo de zerar o meu cartão de crédito (o que deve levar uns 6 meses pois euzinha parcelo tudo). Não ir ao shopping será fácil, o difícil será não comprar pela internet (os malditos e-commerces me deixam louca! o cartão de crédito dá pulos dentro da carteira). Enfim é isso! Usei esse espaço aqui como diário (desculpe hehe), caso leia, quero te dizer que vc é extremamente linda e estilosa. Diferente de tudo que tenho visto na net. Sem contar o bom humor e capacidade de fazer piada de si mesma. Agradeço por me ajudar (sim, o seu blog está me ajudando). Sucesso!!! Rosângela N. Carvalho

    ResponderExcluir
  162. Jojo, descobri seu blog seguindo o Vidaorganizada da Thaís!!!! Amei o seu desafio, até pq estou numa fase de montagem de apartamento, aí to vendendo o almoço pra comprar a janta rsssss. Avalia se ainda vai sobrar dinheiro pra comprar roupa...
    Entao agora vou ler a sua historia na ordem pra não quebrar a surpresa!!! Bjao e parabens

    ResponderExcluir
  163. Oi!!

    Adorei seu blog! Descobri por acaso, procurando um sapato da Zara no Google!
    Super me identifiquei com esse post, principalmente com a parte do cabelo! rs
    Até pensei: "Pior q é verdade! Não vou mais cortar!" Só que hj bateu uma crise de preciso-de-uma-mudança-brusca-p/-ontem! Não resisti e cortei! Tá mais prático, mas meu rosto q já era naturalmente redondo e já estava mto mais redondo pq to MTO acima do peso (+ q 10 kg), ficou mais redondo, msm assim, ainda estou sob o efeito animador da mudança (espero q dure rs)

    Bjos! E parabéns pelo blog! ;)

    ResponderExcluir
  164. Recebi o link do teu blog por email, de uma amiga. Só li o primeiro dia e o seu desafio está quase no fim. Espero que tenha conseguido. Vou ler todo o histórico. Tô até pensando em seguir o teu "movimento"...rs Estou precisando! Beijos

    ResponderExcluir
  165. gostei da ideia bem eu ja estou a dois ano se fazer compras bem meu caso e sou universitario e a bolsa atividade tem que reder muito para pagar tudo então compras nem pensar por enquanto .

    ResponderExcluir
  166. PUXA VIDA...VOCÊ FEZ UM AUTO RETRATO MEU.
    HOJE É DIA 26/02/2013 E NO MOMENTO ESTOU NESSA SITUAÇÃO.
    FOI ONDE A MINHA COMPULSÃO POR ROUPAS, SAPATOS E BOLSAS ME TROUXE.

    MAS VOU ME ESPELHAR EM VOCÊ! VOU ENTRAR 2014 NO AZUL.

    BJU!!!MARCIA - PORTO ALEGRE - RS

    ResponderExcluir
  167. AMEEI (opa amei não, maaaaaaais ...) a ideia colega kkk vou me alhiar a você nisso porque também to precisando e muiiito parar de comprar roupas para investir em coisas mais importantes!

    ResponderExcluir